Venha antes do inverno: o perigo da procrastinação



Tempo, algumas coisas que sabemos sobre tempo, é um recurso limitado e não renovável, podemos usá-lo com sabedoria, podemos gastá-lo irresponsavelmente, mas realmente não importa uma vez utilizado nunca mais poderá ser recuperado. A bíblia tem muito a dizer a respeito do tempo e uma das passagens mais conhecidas sobre o assunto é um lembrete que há tempo para tudo na vida.

Eclesiastes 3:

Tudo tem o seu tempo determinado,

E há tempo para todo propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer e tempo de morrer;

Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar e tempo de curar;

Tempo de derribar e tempo de edificar;

Tempo de chorar e tempo de rir;

Tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;

Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;

Tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar e tempo de perder;

Tempo de guardar e tempo de deitar fora;

Tempo de rasgar e tempo de coser;

Tempo de estar calado e tempo de falar;

Tempo de amar e tempo de aborrecer;

Tempo de guerra e tempo de paz.

Temos tempo suficiente para as experiências mais diversas da vida, e tempo é um produto da graça de Deus, ele é o doador do nosso tempo, por isso o uso do tempo deveria ser algo santo, sagrado.

Conscientes ou não, tudo gira em torno de que precisamos tornar nosso uso do tempo mais efetivo, talvez por isso, falamos mais por celular do que pessoalmente. E ainda mudamos constantemente nossa maneira de comunicar, por exemplo:


Se você tem mais de 60, você ainda se lembra de cartas escritas à mão.

Se você tem entre 40 e 60 você utiliza e-mail.

Se você tem menos de 40, você prefere mensagens instantâneas.

Se você tem menos de 30, você se comunica via facebook, orkut, myspace, etc…

E se você está na crista da onda, então você está no twitter. (Se você não sabe o que é, faça como eu, pergunte para alguém que tenha uns vinte anos de idade.)



Tempo é tão importante que não é apenas um papo teológico ou pastoral até o Caetano Veloso tem uma canção intitulada “Oração ao Tempo” na qual ele personifica o tempo como se fosse um deus.

Já uma canção bíblica, divinamente inspirada e escrita por Moisés, o Salmo 90:12, diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
Você já fez isso? Já literalmente contou os seus dias? Difícil não é? Especialmente porque não sabemos quanto tempo nos resta…Uma coisa é certa, a maioria das vezes temos menos tempo que imaginamos…

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa."


Mas, me diga sinceramente, se você soubesse, tivesse absoluta certeza de que tem apenas uns poucos meses de vida….o que você faria? No que você pensaria? Como você concentraria seus pensamentos?

Temos uma ótima lição bíblica a esse respeito na vida de Paulo em 2 Timóteo 4:9-19.


“Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o SENHOR me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém. Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo. Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto.”


1. As últimas palavras de Paulo


Enquanto escrevia sua 2 carta a seu jovem aprendiz Timóteo, no 4 capítulo, uma cortina se fecha sobre a vida de Paulo e o que aconteceu depois disso é um debate que dura 2000 anos. Mas, a maior probabilidade é que ele tenha sido decapitado em Roma sob as ordens de Nero. O que tinha Paulo em mente no final de sua vida? O que tinha ele em mente diante do pouco tempo que lhe restava? É muito significativo que suas últimas palavras: 1. São recheadas do salmo 22, aliás, o mesmo salmo que estava nos lábios de Jesus por ocasião de sua morte. 2. Suas últimas palavras estão recheadas de pessoas:

a) Demas, um amigo que o abandonou durante um momento de necessidade porque amou mais a este mundo.

b) Pensou também em outros bons amigos (Crescente, Tito e Tíquico) que naquela ocasião serviam a Jesus em outros lugares.

c) Ele é grato por Lucas, o médico que permaneceu com ele confortando-o na prisão.

d) Menciona com tristeza um homem chamado Alexandre o latoeiro ou ferreiro (um artífice em bronze), este homem se opôs ferozmente à pregação do evangelho.

e) Ele envia saudações a amigos distantes, e saudações de outros amigos a timóteo.

f) Agradece a Deus por ter estado com Ele durante seu julgamento, quando todos o abandonaram. E expressa sua esperança celestial, isso mesmo, o livramento que o apóstolo esperava era o céu e não a terra!


Algumas lições importantes que podemos tirar deste epílogo apostólico:


Ele quer que Timóteo venha vê-lo na prisão antes de sua morte. Lembre-se que Timóteo está em Efeso e Paulo em Roma estão separados por milhares e milhares de quilômetros um do outro, levaria meses de viagem para que Timóteo chegasse a Roma. Paulo tem pouco tempo de vida e por esta razão urge Timóteo a visitá-lo com urgência:

“Procura vir ter comigo depressa” (v. 9).

“Apressa-te a vir antes do inverno.” (v. 21). A Tradução King James traduz: “Venha antes do inverno.”

A idéia é: “Timóteo, se você realmente virá, venha já, venha agora. Não espere, não adie, não viverei muito mais. Venha rápido meu amigo, venha antes do inverno.”


Três questões a considerar:

I. Por que antes do inverno?

Durante o inverno viajar era uma tarefa muito difícil naqueles dias especialmente pelo mar, de fato algumas vezes era impossível viajar durante o inverno. Por esta razão, se Timóteo adiasse, ele não chegaria a Roma antes da primavera, se esperasse tanto assim Paulo já estaria morto.


Em nossas vidas existem muitas coisas que devem ser feitas “antes do inverno” ou nunca serão feitas…Portas de oportunidades que se abrem hoje, se não forem aproveitadas, talvez num futuro próximo já tenham se fechado. Você não pode esperar para sempre para responder a questões importantes em sua vida. Aliás, questões que parecem pequenas hoje, se tornarão grandes amanhã!

Além disso, vida muda rapidamente, você pode ser alguém cheio de vida e saúde, pode ser um cantor famoso, ou poderoso político e na manhã seguinte, terrivelmente doente. Ninguém sabe o que acontecerá amanhã!

Certo homem que perdeu seu filho de 18 anos tragicamente, disse as seguintes palavras enquanto o corpo de seu filho repousa silenciosamente no caixão:

“Abrace seus filhos enquanto vocês podem. Diga-lhes que vocês os amam em cada oportunidade. Vocês não sabem quando será a última vez.”

Existem coisas que devem ser feitas antes do inverno.


II. Timóteo foi?


Bem, eu adoraria ter uma resposta certa, mas na verdade estamos diante de um mistério. Não sabemos… Um pregador presbiteriano chamado C. McCartney imagina o seguinte quadro: Timóteo diz a si mesmo, “Sim, eu preciso ir a Roma, mas antes tenho que resolver algumas questões em Éfeso.” E por conta disso ele se atrasa o inverno chega, ele não consegue um navio até a primavera. Por meses ele se preocupa com seu velho amigo e mentor. Finalmente, as estações mudam, ele embarca em sua longa viagem a Roma. Quando lá chega, ele procura encontrar Paulo, mas ninguém sabe lhe dizer onde ele está. Até que finalmente se encontra com Prudente e Claudia que lhe dizem: “Você não é Timóteo? Paulo queria tanto ver você, ele orou para que você pudesse vir! Ele nunca desistiu da possibilidade de te ver novamente. Lamentamos dizer, ele morreu no mês passado, foi executado. Mas, deixou uma mensagem para você ‘Ofereçam a Timóteo meu amor, diga-lhe adeus por mim. Diga-lhe que nos encontraremos no céu, pois aqui já não mais teremos tempo”.

Se isso aconteceu ou não? Não sabemos, mas uma coisa é certa: Procrastinação destrói a melhor das intenções. Mais casamentos são destruídos pelo envenenamento lento da negligência do que pelo abandono deliberado. Mais relacionamentos acabam por que negligenciamos uma palavra de encorajamento ou um gesto de carinho do que por qualquer outra coisa.

Pretendíamos escrever uma carta, um telefonema, mas deixamos para depois.

Pretendíamos falar de Cristo para um vizinho, mas resolvemos deixar para depois.

Pretendíamos levar nossa vida cristã a sério, mas deixamos para depois.

Pretendíamos orar mais, ler mais a bíblia, servir num ministério, mas deixamos para depois.

Tínhamos grandes sonhos, e ideais maravilhosos, mas negligenciamos, e quando damos conta nossa vida foi sugada, nossa força se foi, o casamento esfriou os filhos já se foram nossa vida estagnou. Venha antes do inverno! Decida servir a Deus de verdade, faça isso agora, você pode fazer grandes coisas para Deus, e Deus pode fazer grandes coisas em sua vida, mas você não pode e não deve adiar, comece agora!


III. Você teria ido?


Esta é resposta que só você pode dar…Mas conheci uma mulher, ela teve uma discussão boba com a mãe, resolveu fazer uma greve de silêncio com a mãe. Sua mãe adoeceu, eu conversei com ela a respeito do fato de que deveria entrar num acordo e reconciliar-se com a mãe, ela disse: “Depois…” - mas o depois nunca veio sua mãe faleceu antes. Esta mulher luta até hoje com o pensamento de que poderia ter resolvido às coisas antes do inverno chegar, mas não fez…

Alguns têm coisas que precisam ser ditas e feitas já, hoje, agora!

Dizer:

“Eu te amo.”

“Me perdoe.”

“Muito obrigado.”

“Senti sua falta.”

Fazer: Abraçar, escrever um bilhete, dar um presente, aceitar uma vocação.

Outros precisam levar a sério seu relacionamento com Jesus. O fato irremediável é que você não ganha nada deixando para amanhã, aliás, não sabemos se existirá amanhã. Venha antes do Inverno!

Pr. Leandro Tarratca

Fonte: Verdade bíblica

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!