Movimento negro diz que igrejas foram omissas na escravatura

(ALC) Organizações vinculadas ao movimento negro pedem, em manifesto divulgado no dia 13 de maio, que as igrejas históricas se pronunciem sobre os 121 anos da abolição inacabada, e peçam perdão “pela cumplicidade e omissão diante da escravidão e racismo sofrido pelo povo negro”.

O Brasil lembrou o dia (13) em que foi assinada lei que terminava com a escravidão formal. O manifesto negro sustenta, contudo, que o país “mantém uma das mais acentuadas desigualdades social e econômica do mundo” e que a população negra está à margem da riqueza produzida pela sociedade brasileira.

Conclamamos a Igreja brasileira a romper com o silêncio e com o mito da democracia racial, a fim de que ocorra uma profunda transformação em toda a sociedade”, diz o manifesto. Tal pedido de perdão, aponta o texto, deve vir acompanhado de ações afirmativas e de reparações.

Dentre as ações afirmativas o manifesto propõe a garantia do acesso de afrodescendentes nos seminários e cursos teológicos, a ampliação de sua participação em cargos de direção das igrejas, o aumento do número de bispos e bispas, pastores e pastoras, e a criação e fortalecimento de pastorais e de ministérios de combate ao racismo.

No campo teológico, o documento pede uma releitura da Bíblia, levando em conta a história do povo negro desde os tempos bíblicos, e que seja produzida uma hermenêutica bíblica negra, que deve ser entendida como uma causa política.

O manifesto, assinado por dez organizações, dentre elas a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo, os Fóruns de Lideranças Negras Evangélicas e de Afrodescendentes Evangélicos, e a Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil, solicita das igrejas históricas um programa de ação que inclua o diálogo inter-religioso.

As igrejas devem agir como uma vigorosa força para a conversão individual e coletiva dos corações, sem a qual o ódio, a intolerância e o racismo jamais conseguirão ser eliminados”, assinala o documento.


Fonte: www.alcnoticias.org

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Olá Tatiane,
    Faz tempo que não apreço por aqui.
    Mas para minha agradável surpresa, houveram grandes mudanças no seu blog.
    Sinceramente, está muito bom.
    Design limpo, posts relacionados...
    Que Deus continue a abençoar ricamente este espaço.
    Em Cristo,
    Agnaldo Gomes - http://despertaigreja.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a igreja foi omissa!
    Muitas vezes esse caso da discriminação aos afrobrasileiros parece que não ser tão latente assim. Entretanto, é pior do que a gente pensa.
    Há algumas semanas atrás eu mesmo presenciei uma cena terrível de racismo. E aqui no Brasil. Aqui no Rio de Janeiro. No século XXI
    Temos que rever mesmo nossos conceitos quanto ao racismo. As igrejas históricas devem mesmo pedir desculpas. Porque igreja não é só pra ficar juntando gente, construindo templo. Igreja é pra fazer diferente na sociedade. E, infelizmente, ela não fez naquele momento terrivel que foi a escravidão negra.
    Pessoalmente tenho tido muito contato com cultura afrobrasileira. Parece que o universo está conspirando para isso. rsrs. Brincadeira...
    Estou apaixonado e a cada vez que vc mergulha nessa cultura vc percebe o quanto ela pertence a cada um de nós. O quanto ela é a nossa cultura.
    Ah, se interessar...
    tem umas postagens lá no meu blog sobre uma visita que eu fiz a um quilombo.
    Sei que tá fugindo meio que ao tema. rs
    Mas se quiser:
    http://listadeideias.blogspot.com

    Um abraço

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!